Porque o feminismo incomoda?


porque-o-feminismo-incomoda

Tirinha da Sahr
“Abra teus livros, pernas, e a cabeça de quem disser que não pode fazer ambas as coisas.”

Incomoda porque pensar diferente do socialmente aceitável e correr o risco de não ser aceito pelo grupo em que está inserido é algo que não estamos dispostos a fazer. Sério. Para! Para e pensa em todos os dogmas que são dados como certos durante toda a sua vida e você nunca fez uma simples pergunta: porquê?!

Porque aceitamos que homens são infiéis por natureza e as mulheres precisam se preservar? Não poderia ser o contrário?! Porque achamos que uma mulher de roupas curtas está se oferecendo?! E se estiver de fato?! Uma mulher não pode gostar de sexo o suficiente para ir atrás de um parceiro?! O marido trai e a culpada é a vagabunda que se ofereceu. Mas porquê?! Porque mulher tem que estar sempre arrumada?! Porque tem que cuidar da casa?!

São coisas que nos dizem todos os dias, desde que nascemos. Que tomamos como verdade e passamos para frente. É como achamos que tudo deve estar organizado: homens são fortes e mulheres são frágeis. E para muita gente está confortável assim, inclusive para muitas mulheres. Imagina o quão assustador pode ser para alguém, acostumada a abaixar a cabeça a vida toda, a perspectiva de não ter perto de si aquele que ela considera protetor e ter auto estima o suficiente para acreditar que pode viver melhor. Não, a mulher que apanha não gosta de apanhar. Ela só (ainda) não consegue ver a vida com os olhos de quem sabe que existe muito além daquelas quatro paredes. E é aí aonde o feminismo é mais importante.

O feminismo incomoda porque grande parte da nossa sociedade prefere ver suas filhas e irmãs casadas e infelizes do que solteiras e “da vida”. Sem um homem que as sustente, sem que se casem virgens, que tenham sonhos diferentes do que ser mãe e bonita para o marido. Então chega eu, gorda e falando palavrão dizendo que não! Sua filha pode sim fazer o que quiser, que o futuro dela só pertence a ela mesma. Ninguém tem nada a ver com quantos namorados ou namoradas ela dorme ou se ela prefere futebol a bonecas. Quantos não vão dizer que não foi isso que sonharam para sua princesinha?!

porque-o-feminismo-incomoda-2

Ilustra da Layse Almada

O feminismo incomoda porque muitas de nós descobrimos que ser princesas é só uma forma bonita de nos trancar em expectativas, e isso é um saco! Então saímos por aí gritando: “Ei menina, sai do castelo! Vem aqui brincar na chuva com a gente!” Há as que não querem sujar a roupa, há as que querem vir mas tem medo do que vão pensar quando o vestido estiver todo sujo. E existem os pais, mães, irmãos, padres, pastores, professores e muitos outros que querem quem suas princesas permaneçam linda, como escultura para mostrar para os vizinhos: “tá vendo como minha filha continua limpinha?! Diferente daquelas sujas lá fora!”

A verdade minhas irmãs, é que estar suja é muito melhor. É libertador e te permite ver o mundo muito além da sua própria janela. Você consegue perceber o quanto o universo é tão maior e mais bonito do que você achava que era.

E aí querida, duvido que você queira voltar para aquela torre idiota!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *