O que é ter Sucesso na Vida?! 2


Sempre que eu ouço: “fulana se deu bem na vida”, já sei que tá ganhando dinheiro. Tem sempre a ver com conta bancária ou um casamento que envolve cifras.

Quero casar com um homem rico

Eu mesma já me peguei fazendo essa piadinha mais de uma vez. E isso só prova qual é mesmo a prioridade geral. Mas se a gente parar pra pensar só um pouquinho vai entender o quão triste isso é.Todo o nosso sucesso na vida é medido por quanto ganhamos. Basta fazer uma busca rápida no Google e ver que “ter sucesso na vida” está sempre atrelado a vida profissional e financeira.

o-que-e-ter-sucesso-na-vida

A minha vozinha foi uma mulher de garra. Perdeu dois filhos no mesmo dia em um acidente trágico, teve que trabalhar muito pra sustentar os 5 que ficaram vivos, e enfrentou durante anos doenças que foram debilitando-a aos pouquinhos. Minha vó só foi ter luxos quando os filhos puderam proporcioná-los, por que grande parte da sua vida foi luta. O único bem foi uma casa, aonde ela morou por uns 40 anos até a sua morte. A alegria dela eram os filhos e os netos. O mundo dela girava em torno da gente durante os finais de semana que estávamos lá, toda a dinâmica da casa e, principalmente, a cozinha estava a nosso favor. Ela adorava quando eu botava o colchão do lado da cama dela e fingia gostar dos programas religiosos.  

Mesmo tendo sido uma mulher que viveu com pouco praticamente a vida inteira, alguém aqui pode dizer que minha vozinha não foi uma mulher de sucesso?! Ela criou os cinco filhos, cada um com suas peculiaridades, mas todos tiveram boas oportunidades na vida, se tornaram adultos, constituíram famílias, lhe deram netos e cuidaram dela até o último momento. Minha vozinha foi uma das mulheres de mais sucesso que já ouvi falar. Teve um monte de frustrações e limitações, e apesar delas ou por causa delas, deu um sentido á vida que vai muito, muito além do dinheiro. Ela certamente fez o que devia ter feito, dentro de suas limitações e de suas condições de vida: isso é ter sucesso.

o-que-e-ter-sucesso-na-vida-2

Eu não casei com um homem rico. Passamos baixo boa parte do tempo quando o assunto é grana. Ficamos incontáveis noites de sábado assistindo Netflix e cozinhando em casa para economizar para qualquer coisa. Moramos em uma casa alugada mal decorada, temos um carro financiado, uma gatinha brava e uma cachorra maluca. E isso dá sentido a tantas coisas…

Nós nunca seremos ricos, é um consenso que chegamos juntos. Não faz parte da nossa personalidade ou das profissões que escolhemos. E tá tudo bem! Posso viver feliz com a nossa família com membros de quatro patas, passando a maioria dos meus feriados em casa e cozinhando nos finais de semana. Tendo um dinheiro extra para os meus livros e materiais de desenho e para as cervejinhas dele, podemos dar um jeito.

o-que-e-ter-sucesso-na-vida-4

o-que-e-ter-sucesso-na-vida-3

Não sei se teremos filhos ou se ficaremos casados para sempre. Mas seja como for, não quero que o nosso sucesso daqui trinta ou quarenta anos seja medido pelo tamanho da casa que vamos morar, quero que seja medido por todas as coisas e pessoas que transformamos no caminho. Não é demagogia ou utopia, é a consciência de que não preciso de muito e não quero precisar porque o resto do mundo diz que isso é sucesso.

Quero ter paz, consciência limpa, alguns textos publicados, pintar alguns quadros e alguém que cuide mim até o último momento. Aí podem dizer sem medo: ela teve sucesso na vida!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O que é ter Sucesso na Vida?!