O Encanto de Tribos Africanas


o-encanto-de-tribos-africanas-1

Se existe esse lance de vidas passadas, eu devo ter sindo uma negra africana em algum momento. Só isso explica todo o meu fascínio pelas culturas existentes no continente Africano. É um continente tão rico de histórias e estética que sou capaz de passar horas admirando fotos de ótimos fotógrafos que mergulham em tudo que esses povos têm a oferecer.

E é tanta coisa…

o-encanto-de-tribos-africanas-6

Olha que eu nem sou dessas que gosta de viajar. Acho esse negocio de turistar um saco! Mas iria adorar conhecer culturas como essas que o fotógrafo Eric Lafforgue capta de uma maneira tão linda!

Essas fotos foram feitas por ele em quatro viagens pelo sul da Etiópia conhecendo várias tribos como Murso, Karo, tsemay, Borana, Erbore, Bana, Hamer, Surma, Batcha,Bashada, Surma, Dizi, Menit…etc. Mesmo sendo tribos diferentes com costumes diferentes, uma coisa todas elas tem em comum: riqueza de detalhes!

De maneira geral todas parecem viver de maneira (que aqui no ocidente entendemos como) pobre. É justamente nos detalhes que percebemos que essa suposta pobreza é maior ou menor em algumas tribos do que outras. Mesmo incorporando vestimentas que visivelmente remetem ao lado de cá do oceano, não deixam de existir elementos que são próprios daquele continente. E a diferença entre tribos é visível em muitos aspectos como roupas, cabelos, maneira de olhar… Até nas construções! Por isso acho confuso falar de “cultura africana”, uma vez que é óbvio que a riqueza daquele continente não é homogênea.

o-encanto-de-tribos-africanas-19

o-encanto-de-tribos-africanas-23

o-encanto-de-tribos-africanas-4

Nas tribos que parecem viver de maneira mais rústica, a vaidade e os adornos não são deixados de lado. Em alguns lugares trava-se briga por miçangas, tamanha a importância as cores e a beleza tem para essa gente. Uma das coisas que eu acho mais bacana, é a maneira como eles se utilizam dos elementos que estão por perto para construir essas identidade e estéticas tão únicas. As mulheres africanas são craques em traduzir isso que estou tentando explicar.

o-encanto-de-tribos-africanas-22

o-encanto-de-tribos-africanas-27

o-encanto-de-tribos-africanas-5

o-encanto-de-tribos-africanas-11

Sempre me encanto com a velhice!

o-encanto-de-tribos-africanas-14

o-encanto-de-tribos-africanas-30

Também não dá para não se encantar com as crianças!

o-encanto-de-tribos-africanas-16

o-encanto-de-tribos-africanas-18

o-encanto-de-tribos-africanas-21

o-encanto-de-tribos-africanas-24

Se eu fosse escolher um lugar para fazer intercâmbio, seria a África. Nós temos muito o que aprender com eles quando se trata de Arquitetura Vernacular, usar os materiais disponíveis para suprir as necessidades da sociedade. Concreto é caro por lá, então usa-se outras alternativas. Isso aliado ao conhecimento acadêmico de arquitetura pode gerar coisas maravilhosas, não só para lá, mas as áreas mais remotas do Brasil também.

Village de Turgit Ethiopie - tribu Surma

o-encanto-de-tribos-africanas-9

o-encanto-de-tribos-africanas-10

o-encanto-de-tribos-africanas-12

o-encanto-de-tribos-africanas-28

Gosto de analisar coisas e pessoas aparentemente simples. Sempre descubro que são absurdamente complexas e cheias de coisas para ensinar.

Conhece algum fotógrafo que visita o continente Africano e traga imagens maravilhosas como essas?! Me mostra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *