Lugar – Parque Nacional Serra da Capivara 1


lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-1

Antes do carnaval eu fiz ma viagem que me deixou feliz pra caramba. Não só porque eu eu tive contado com uma parte da família que eu não conhecia ou não via há muito tempo, e isso foi maravilhoso. Mas por lá, em São Raimundo Nonato que fica no interior do Piauí, tem o Parque Nacional Serra da Capivara que é simplesmente incrível. Custo a acreditar que tenho minhas origens por lá e nunca tinha visitado!

A Serra da Capivara é uma unidade de conservação arqueológica devido à riqueza de vestígios deixados pelos nossos ancestrais. Manter esses vestígios depende da preservação do ecossistema local, fazendo com que a beleza natural seja outro ponto forte do lugar. As trilhas são super cansativas, pelo menos pra gordinha aqui, mas vale a pena todo o esforço: as paisagens são de tirar o fôlego! É um museu a céu aberto que nos faz pensar em como viviam os humanos pré-históricos, e o que todas aquelas pinturas rupestres queriam de fato dizer.

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-2


lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-3

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-4

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-5

As fotos não fazem justiça a essas pinturas rupestres. São paredões inteiros com centenas de figuras que parecem retratar o cotidiano dos humanos das cavernas. Os guias explicam que eram provavelmente nômades, e que há vestígio do mesmo tipo de pintura em outros lugares. O parque tem 64 sítios ao longo de 14 trilhas. Ainda segundo o guia,  é possível conhecer tudo em pouco menos de um mês. Passamos por lá umas cinco horas e só conhecemos uma trilha e três sítios. Em alguns sítios é possível chegar de carro sem caminhar muito, e outros possuem acesso para cadeirantes.

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-6

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-7 lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-8

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-9

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-10

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-11

Não sei indicar hotéis ou pousadas porque fiquei em casa de parentes. Mas a cidade de São Raimundo Nonato é bem equipada apesar de pequena, tem de tudo. Foi um lugar que eu inclusive AMEI! Se forem procurem pelo bar do Seu Salú, que fica no Alto do Cruzeiro, e peçam a cachaça Nega Maluca. Mas querendo algumas dicas posso conseguir fácil com o pessoal por lá, é só me mandar um e-mail ou uma mensagem aqui mesmo que a gente conversa.

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-12

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-13

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-14

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-15

lugar-parque-nacional-serra-da-capivara-16

Com certeza eu volto. Algo que eu não fiz e que estou fazendo agora para voltar lá em breve é ler mais sobre as riquezas do parque. É tanta coisa, tanta informação, que os guias não conseguem passar tudo pra gente. E tudo fica imensamente mais interessante por ali quando você sabe para onde olhar. Os guias são essenciais, não é possível entrar sem eles. Custa cerca de 120,00 para um grupo de até 8 pessoas e a entrada no parque é entre 15 e 20,00, não lembro bem.

Mas ó, vale a pena.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Lugar – Parque Nacional Serra da Capivara