Livro – Para poder viver 5


Eu nunca vou esquecer desse livro. Apesar da narrativa ser até leve e direta, os fatos que estão descritos ali são chocantes demais para não tocar a gente. É uma realidade até difícil de imaginar por ser tão distante do que vivemos. Só leia “Para poder viver” se tiver estômago para dar de cara com histórias de vida que vão te tirar totalmente do conforto.

Antes de pensar em ler, assista esse vídeo. Nele, a autora Yeonmi Park conta um pedacinho minúsculo da história e da luta dela. Se você achar que esse relato é muito (e é!), nem continue.

Essa moça aí, de aparência frágil e quase infantil, já viu mais horrores do que a maioria de nós juntas.

Várias vezes passei por uma página e voltei por não acreditar no que estava vendo. Algumas coisas – como ser obrigado a dar uma cota das suas próprias fezes para o governo norte coreano – chegam a ser surreais de tão bizarras. A biografia dessa moça não poderia ser outra, só “Para poder viver” que aquelas pessoas passam por tudo aquilo. São seres humanos que perseguem a sobrevivência quase que instintivamente.

Mas quer saber? É importante pacaralho ler esse livro. Não podemos ir lá e tirar todo aquele povo daquela situação horrível, mas só de tomar consciência da gravidade da situação dessas pessoas já é de grande ajuda. É a ignorância que sustenta ditaduras castradoras como a norte-coreana. E tomar conhecimento, mesmo que de longe, já um facho de luz. Tanto que eu empresto esse livro para todas as minhas amigas que estejam dispostas a ler – só me devolvam pelamordadeusa!

Nota

notanotanotanotanota

TEM QUE LER! É uma lição de vida e perseverança que, nossa… tem nem palavras!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Livro – Para poder viver