Livro – 1984


livro-1984

#DLdoTigre – clássico

Já entrou pro top 10 de livros mais importantes que li. Não mudou minha vida como esses aqui, mas me fez perceber que meu senso crítico está em dia. É um clássico, uma distopia escrita em 1948 pensada para acontecer no ano de 1984, e em 2015 continua atual. Quer dizer que a dinâmica da nossa sociedade não mudou tanto assim.

O personagem principal é Winston, que vive de forma regrada sempre assistido pelo Grande Irmão, e trabalha falsificando o passado. Quando passa a pensar por conta própria e escrever um diário, o que configura crime, começa questionar as informações e a verdade imposta pelo Partido que se sustenta em três pilares: GUERRA É PAZ. IGNORÂNCIA É FORÇA. LIBERDADE É ESCRAVIDÃO.

Ás vezes é cansativo, mas nunca deixa de ser interessante. Toda a trama é baseada no poder absoluto e manipulação do governo. É  toda muito bem amarrada e faz sentido até nos trechos mais complexos. Eu não tenho base filosófica e não sou nada boa em política ou fatores históricos relacionados, e ainda assim o livro me tocou de um jeito que não sei bem explicar. Eu consegui fazer um paralelo entre a falta de individualismo imposta pelo partido e a forma como nós impomos a nós mesmos ser igual aos outros na ânsia de ser aceito. A vigilância hoje é voluntária, todo mundo se expõe por livre e espontânea vontade sem nem se dar conta das consequências disso.

E mesmo com um final pessimista, o livro de George Owell me deixou uma mensagem de forma muita gritante: valorize sua individualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *