Dica de Filme – The Purge


dica-de-filme-the-purge

Sabe aqueles filmes que você assiste o trailer e pensa: caralho, essa parada deve ser massa demais! Então, foi assim com o filme The Purge (em Português, Uma Noite de Crime). O filme é de 2013, mas só fui tomar conhecimento da existência dele um dia desses.

A ideia é genial: em um futuro próximo, 2022, o governo dos Estados Unidos decreta uma vez por ano 12 horas de “purificação”, uma noite em que as pessoas podem cometer qualquer crime sem serem julgadas por isso. Não há intervenção policial ou de qualquer autoridade. Os mortos desse dia são considerados sacrifícios em nome do bom funcionamento da sociedade em todos os outros dias do ano.

dica-de-filme-the-purge-2

Aí cabem um monte de discussões que são bem explorados no começo do filme. A indústria de armas e segurança lucram horrores, e quem mais sofre com os efeitos dessa noite são os mais pobres. Sendo assim, o dia do expurgo acaba sendo um dia de limpeza aonde os ricos saem às ruas para matar quem não tem dinheiro para se proteger. Mesmo sendo o dia perfeito para matar chefes e desafetos, quem se lasca mesmo são as classes mais baixas.

O filme passa a ficar ruim quando começa a parte da violência em si. Ok, a violência é necessária dentro dessa proposta. Mas é tão óbvia e clichê que se transforma em uma espécie de suspense trash, com pouca ligação com a proposta inicial. Os personagens tomam decisões burras, dá uma raiva!

Ou seja, uma proposta incrível para um filme meia boca. Já existe o segundo, prometendo ser melhor que o primeiro. Tomara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *