Dica de Filme: She’s Beautiful When She’s Angry


Você acha que hoje vota, usa mini-saia, maquiagem, escolhe o próprio marido e sai pra trabalhar simplesmente porque o mundo é assim querida?! Não mesmo! Existiram loucas para queimarem seus sutiãs para que pudéssemos fazer coisas tão básicas! Por isso esse é um filme que eu acho que todas, TODAS as mulheres deveriam assistir, independentes de se considerarem feministas ou não. She’s beautiful when she’s angry, que em português seria Ela é linda quando está zangada.

O filme mostra a luta e as contradições do movimento feminista da década de 1960 nos Estados Unidos, a mesma luta que travamos aqui no século XXI. Ficam bem claras as conquistas de lá pra cá graças a movimentos como esses. Nos anos 60 a visão machista não era tão distante da de hoje, mas é visível que muito mais debochada e sufocante. Aquelas foram as primeiras que se levantaram e disseram que a porra toda estava errada! Que foram para as ruas e lutaram por um universo de direitos: direito de escrever a própria história,liberdade sexual, combate ao assédio, direito a creches para os filhos…

dica-de-filme-shes-beautiful-when-shes-angry

É legal também porque desmitifica aquela coisa de que são mulheres que odeiam homens e não querem constituir famílias. A grande maioria delas são mães, estudantes, pessoas comuns cheias de defeitos. Inclusive o próprio movimento é cheio de contradições e erros que o documentário não deixa passar.

Não quero escrever um post longo demais, muito embora tenha muitos pedacinhos do documentário que eu gostaria de comentar. Eu quero que vocês assistam! Acho muito importante que toda mulher saiba como as coisas foram conquistadas na nossa história. E, como alguém fala em algum momento do filme, os direitos das mulheres não é algo garantido. Precisamos estar constantemente atentas e lutando por nós mesmas.

dica-de-filme-shes-beautiful-when-shes-angry

Nota

notanotanotanotanota

Assiste Miga! É maravilindo, importante e vai abrir sua cabeça. Não vai se arrepender.
Tem no Netflix!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *