Dica de Filme – A escolha de Sofia 2


Me julguem, pois eu nunca tinha ouvido falar nesse filme. Mas parece que é um clássico que eu deveria ter assistido a muito tempo. A escolha de Sofia é de 1982 e tem a maravilhosa Meryl Streep como protagonista. É um filme denso, mistura traumas de guerra, violência doméstica, doenças psicológicas, amizade, pequenos prazeres da vida, tudo ao mesmo tempo.

Stingo, um escritor jovem e solitário é quem conta a história. Ele se envolve com um casal excêntrico e apaixonante, Sofia e Nathan, o que nos leva a crer a princípio que a escolha de Sofia é sobre os dois homens da trama. Mas é muito mais forte e profundo  do que isso.

dica-de-filme-escolha-de-sofia

Mas não quero dar spoiler! Quero que você assista e se apaixone pela Sofia como eu me apaixonei. Tentando desvendar os segredos dela, e se pergunte como ela pode ser tão adorável e radiante mesmo sendo uma sobrevivente de guerra. E que se emocione quando descobrir do que a escolha se trata, e então venha aqui falar pra mim.

Quero que fique em dúvida se ama ou odeia Nathan, se vai perdoá-lo pela insanidade dele. Esse personagem é bem bacana, porque a gente o odeia pelos motivos errados e vai descobrindo que ele tem tantos segredos quanto Sofia.

O Stingo já acho um bobão. Só está ali para contar a história mesmo, para ser o agente que entra aos poucos em meio aos segredos dos dois personagens que realmente são interessantes. Daí a gente vai dando uma risadinha ou outra, mas ó, não se engane: é filme de chorar!

Nota

notanotanotanota

Não é o melhor filme do mundo, mas prende a atenção. Algumas partes monótonas aqui e ali, mas talvez seja só por conta da época em que foi filmado. Tem no Netflix!

banner-BEDA


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Dica de Filme – A escolha de Sofia