Arquitetura – Zaha Hadid 2


arquitetura-zaha-hadid

Sigo prestando atenção nas arquitetas, procurando me manter inteirada sobre o que elas estão fazendo.

Em 2015 um nome explodiu nos sites de arquitetura: Zaha Hadid. Atualmente ela é um dos maiores nomes da arquitetura internacional, foi a primeira mulher a ganhar o Pritzker. Não a conhecia muito bem antes disso, mas foi amor sincero. As formas que ela cria são apaixonantes, o poder de abstração que essa mulher tem é uma coisa linda. Foge do básico, do óbvio: para quê tudo tão retinho?!

Zaha é uma iraquiana de 65 anos, radicada em Londres. Sua galeria de prêmios é invejável e super merecida. Havia quem duvidasse que suas formas super orgânicas não pudessem ser construídas, mas pode sim! Prova disso é o Centro Heydar Aliyev, construído em um lugar chamado Azerbaijão que fica entre a Europa e a Ásia, na cidade de Baku.

arquitetura-zaha-hadid-1

O país fazia parte da antiga União Soviética, e  tem influências pesadas dessa época em contruções por toda a capital. Quem melhor para quebrar com isso e expressar o otimismo de um país recém independente?! O escritório de Zaha! O prédio é um Centro Cultural que abusa das formas e da fluidez, independendo do ângulo que se olhe.

arquitetura-zaha-hadid

Outro projeto que eu amo, é o Museu Messner que fica na Itália. A maneira como ela faz essa construção fazer parte da paisagem mesmo, a priori, não tendo nada a ver com essa montanha.

SONY DSC

Ele fica a 2275 metros acima do nível do mar, e faz parte de um resort de esqui. A ideia é que seja uma gruta, uma caverna aonde o visitante emerge em fatos sobre a história do montanhismo, mas tudo que eu consigo pensar é que vista impressionante esse lugar deve ter.

arquitetura-zaha-hadid-4

E como se fosse pouco, ela ainda é designer e artista plástica. Quero quase tudo que tem para vender aqui no site. Levando em conta que quem assina é nada menos que Zaha Hadid, achei o preço das coisas até bem legais. As formas de quase tudo conversa com o que ela faz na arquitetura, então não preciso dizer que são produtos bem modernos e a minha cara.

arquitetura-zaha-hadid-5

Inclusive, quem quiser me presentear com esse vaso decorativo, fique a vontade!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Arquitetura – Zaha Hadid