Arquitetura – Benedetta Tagliabue


arquitetura-Benedetta-Tagliabue

Eu estou no quinto semestre de arquitetura, a metade da faculdade. Muito feliz, diga-se de passagem. Se me dissessem há dez anos atrás que eu iria gostar de estudar, com certeza não acreditaria. Tem gente que precisa de tempo antes de se encontrar no mundo.

Para qualquer pessoa que tenha proximidade com a área depara-se com a obviedade, que é a inegável maioria feminina na arquitetura. Então porque os arquitetos mais conhecidos são homens?! Através dessa pergunta achei respostas nesse projeto lindo que é o Arquitetas Invisíveis, e descobri que não era uma indagação só minha. Daí eu estou sempre prestando mais atenção nas arquitetas, procurando o que elas estão fazendo. Tenho um banco de dados até grandinho aqui com muita mulher bacana, o que faz eu me sentir mais próxima da arquitetura e ter referências maravilhosas.

Uma delas é a Benedetta (amei esse nome!), que tem trabalhos super bem resolvidos que logo à primeira vista encantam. Ela foge do óbvio, que algo que quero muito fazer quando for a minha vez. É uma italiana que vive e trabalha em Barcelona e tem a minha idade só de profissão, com um currículo invejável e alguns prêmios. A sessão de projetos do seu escritório é enorme! Fucei tudo e foi complicado escolher só alguns para mostrar, mas a internet é linda porque a gente sempre pode clicar e ir lá ver tudo.

Um projeto que eu gosto muito é o retrofit (ou modernização) do Mercado Santa Caterina, na Itália. A estrutura original do lugar é de 1845, quando ainda era um convento. Após um incêndio, em 1848, transformou-se no primeiro mercado da cidade. Pra quê construir um mercado novo se é possível transformar o antigo e manter sua relevância histórica e social?! As paredes de alvenaria branca com aberturas em arco nas três das fachadas foram mantidas. A quarta fachada foi reinventada em forma de uma praça rodeada de edifícios de habitação social, o que torna o prédio importante do ponto de vista urbanístico. Misturou-se a tradição espanhola com um design moderno, e criou-se uma nova vida ao lugar, impulsionando a economia e a culinária local.

arquitetura-Benedetta-Tagliabue-mercado-santa-caterina

arquitetura-Benedetta-Tagliabue-mercado-santa-caterina-2

arquitetura-Benedetta-Tagliabue-mercado-santa-caterina-4

Outro projeto que eu achei bem legal foi o Diagonal Mar Park, que foi planejado para estabelecer a interação entre a cidade e a praia. Ele é pensado em torno de um grande lago central, com vegetação densa e gigantescos tobogãs que dão sensações visuais que não consigo descrever.  A vegetação é caracterizada pela presença da água e se torna mais densa e alta à medida que se aproxima das ruas adjacentes. A presença de gigantestos tobogãs torna a relação de escala surpreendente. O mais legal, é que ela transformou o que era antes uma área historicamente degradada, para revitalizar e transformar em algo orgânico e visualmente agradável.

arquitetura-Benedetta-Tagliabue-diagonal-mar-parque-2

arquitetura-Benedetta-Tagliabue-diagonal-mar-parque

E aí?! Alguma arquiteta com trabalho legal para me mostrar?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *