4 coisas para não dizer às gordas 6


Eu sei que na maioria das vezes as pessoas fazem sem sentir, e acabam soltando uma piadinha ou uma brincadeirinha por ignorância. Não é fácil se livrar do que a gente aprende desde pequenininho. Mas, apesar do que te disseram, gordas são mulheres completas e bonitas que podem se sentir ofendidas com o que vocês chamam de zoeira. Dói. O amor próprio é algo que a gente luta muito para construir dia após dia. Muitas de nós nem consegue chegar no estágio de se amar por conta das maldades sem querer que ouvimos sempre.

Gordas lutam todos os dias contra o mundo dentro e fora delas, como todas as outras pessoas. No nosso caso há essa pedrinha no sapato extremamente inconveniente que é tudo e todos ao seu redor acreditar que precisamos mudar, sendo que essa mudança (ou não) precisa ser fruto das nossas conquistas internas e não do que o resto do universo pensa. Você pode ajudar fazendo com que essas batalhas sejam menos dolorosas de maneira bem simples: tomando conhecimento.

Se depois disso, você quiser continuar sendo babaca, aí já é outra história. Quem precisa de ajuda é você, não as gordas.

Questão de saúde?

Não importa. Pode ser, pode não ser. E não é da sua conta. Gordas podem ter problema na tireoide, fatores congênitos, psicológicos, psiquiátricos, alienígenas, astrológicos, fantasmagóricos ou fantasiosos: NÃO É DA SUA CONTA!

A frase “você deveria emagrecer, mas pela saúde” é extremamente invasiva, simplesmente porque a minha saúde é problema meu, só meu. É bem claro para nós que quem diz um negócio desses está cagando para a saúde alheia, está mesmo é incomodado de ter uma mulher gorda no seu campo de visão.

Supere. Se você não gosta de olhar para gordas é problema seu, não nosso.

“Você não é gorda. É linda!”

Sério que vocês não conseguem ver nenhum erro nessa frase? Nenhum?!

Ser gorda não exclui o fato de ser linda. Somos gordas E lindas. É ridículo colocar o nosso peso como um defeito que, apesar dele, estamos bem. Se não tiver um elogio para fazer que não seja esse é melhor ficar calado mesmo.

Isso vale para frases também comuns como: você tem um rostinho lindo; você é gorda mas tá legal; nem parece que você pesa tanto e pare de se chamar de gorda.

Gorda não é xingamento. Anote em letras garrafais no seu desktop para não esquecer.

 

Dizer que esta se sentindo gorda

Essa é a que eu mais odeio. SEM ÔR QUE FALTA DE NOÇÃO MEDONHA!

Estou eu aqui, no auge dos meus 110kg, e chega mina com menos da metade do meu peso dizendo que tá gorda. Eu tenho vontade de arrancar todos os cabelos do corpo da criatura com uma pinça! Se você está com nojinho de ter engordado três quilinhos, imagina o nojo que não está sentindo de mim?! Parem com isso.

Antes de afirmar que esta gorda olhe para a miga do lado e se pergunte como você se sentiria no lugar dela. É um exercício simples de empatia: Ela é gorda? É. Então cale a porra da boca só porque não está com cintura de revista que você queria.

 

Usar emagrecer como elogio

A época na minha vida que mais estive magra, e era considerada bonita, sofria de depressão e pensava em me matar constantemente. Sem contar das vezes que eu vomitava escondido no meu banheiro, já que o resto da casa não poderia ouvir. A época que mais estive magra foi a época que mais estive infeliz.

Hoje, gorda, eu tenho consciência de quem eu sou e para onde eu estou indo. Hoje eu consigo perceber que o tamanho da minha circunferência abdominal é nada comparado ao que eu faço por mim e pelas pessoas que estão perto de mim. Ver alguém magra não quer dizer que ela esteja bem.

Mas se você quer por outro ângulo,ok. Muitas gordas sofrem com o chamado “efeito sanfona“. Ela pode estar mais magra hoje, e esse seu pretenso elogio vai ser um peso quando ela engordar amanhã. Se quiser elogiar pode dizer como ela parece radiante, como o cabelo tá bacana ou até a forma como ela se comporta diante de alguma coisa. Mais uma vez, se não tiver o que elogiar, permaneça calado.

 

No mais, é desconstrução diária com um pinguinho de bom senso. Todo mundo tem seus calos, e eu tenho certeza que você odeia quando pisam naqueles que são mais doloridos para você. Então não custa nada ter um pouco mais de sensibilidade para lidar com os calos alheios.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “4 coisas para não dizer às gordas