15 mulheres que me inspiraram em 2015 (parte 1) 2


15-mulheres-que-me-inspiraram-em-2015

Ilustra da Pocketscomics

Vendo essa lista aqui do Think Olga, eu me dei conta que é bem fácil fazer a minha própria lista com mulheres que foram, de alguma forma, importantes pra mim esse ano.

Algo bom que o feminismo me trouxe foi a capacidade de prestar mais atenção nelas. Essa lista poderia ser imensa com mulheres como minha mãe, minha sogra, professoras… Mas (dessa vez) vou me ater a falar dessas que todas nós (teoricamente) temos acesso. Pessoas que podemos ler sobre, saber da história e se inspirar.

Não existe um ranking aqui. São 15 mulheres, 15 igualmente incríveis com histórias e contribuições maravilhosas para o meu crescimento pessoal nesse ano. Só posso desejar que vocês as amem também, e que ano que vem conheçamos mais mulheres incríveis para amar tanto quanto.

Para não ficar muito grande, vamos ficar com 5 hoje, e as próximas virão em breve!

1. Viola Davis

15-mulheres-que-me-inspiraram-em-2015-viola-davis

Viola viveu na pobreza quando criança. Filha de um cuidador de cavalos e de uma mãe que era doméstica, operária e dona de casa. Tinha mais cinco irmãos, já viu um monte de coisa nessa vida. E desse um monte de coisa ela tirou força (sabe-se lá como) para ser essa atriz simplesmente incrível. Eu já admirava, mas esse ano ela abriu a boca e falou um monte de verdades que com certeza ajudou muita mulher, principalmente muita mulher negra, a levantar a cabeça e pegar um pouquinho dessa força para si.

 2.Clarice Falcão

15-mulheres-que-me-inspiraram-em-2015-clarice-falcão

Gosto do trabalho dela desde sempre. Tirando o imenso talento para tudo (como pode isso gente?!), eu acho que Clarice tem muito ver comigo: mulher branca, classe média, privilegiada que sempre teve acesso ao melhor que a educação privada pode oferecer. Ela me inspira quando sai desse pedestal social em que nós estamos para lutar com armas que ela tem. Nesse caso aqui, a música.

 3.Pri Ferrarri

15-mulheres-que-me-inspiraram-em-2015-Pri-ferrari

Acompanho o blog e as ilustras da Pri não é de hoje. O instagram dela também é super legal. Ela se expressa de maneira divertida e leve, então com certeza ajuda muita gata nova nos rolê a ter acesso a discussões e opiniões bacanas. Ela ganhou meu coração de vez quando arrumou essa treta aqui com a Skol, que se viu obrigada a tirar toda uma campanha das ruas. Obrigada por isso Pri!

4. Stephanie Ribeiro

15-mulheres-que-me-inspiraram-em-2015-stephanie-ribeiro

Eu tenho ciência que não é o meu lugar, mas as lutas e as histórias de mulheres negras me interessa pra caramba. Então eu aprendi a ficar aqui quietinha, ouvindo, prestando atenção, e adorando essa linda que com certeza vai ser uma arquiteta tão incrível quanto a ativista que já é.

Joanna Maranhão

15-mulheres-que-me-inspiraram-em-2015-joanna-maranhao

Não somos parentes, mas eu teria a maior honra se fôssemos. É inimaginável a força que essa mulher precisa ter para ser tão incrível. A história dela teve força suficiente para mudar a lei, e isso foi um grande avanço. Temos a mesma idade, e ela me é exemplo maravilhoso. Você é exemplo Joanna! Uma inspiração sincera para seguir em frente, sempre.

E você?! Que mulheres te deram força em 2015?!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “15 mulheres que me inspiraram em 2015 (parte 1)